Os gatos têm uma língua áspera devido à presença de pequenas protuberâncias cônicas em forma de gancho chamadas papilas filiformes em sua superfície. Essas papilas são cobertas por queratina, uma substância dura presente nas unhas e cabelos dos gatos, e ajudam o gato a realizar várias tarefas.
Uma das principais funções da língua áspera é auxiliar na higiene pessoal dos gatos. Quando os gatos se lambem, a língua áspera age como uma escova de dentes, removendo sujeira, pelos soltos e detritos de sua pelagem. Além disso, as papilas filiformes ajudam a remover parasitas como pulgas e carrapatos.
Outra função da língua áspera é ajudar o gato a capturar presas. Quando o gato lambe sua pelagem, ele engole pelos soltos que acabam se acumulando em seu estômago. Esses pelos formam bolas de pelo que podem ser expelidas pelo gato em forma de vômito. Esse processo ajuda a evitar que os pelos se acumulem no sistema digestivo do gato e causem problemas de saúde.
Além disso, a língua áspera do gato ajuda a retirar a carne dos ossos quando ele se alimenta de presas, e também ajuda a manter a temperatura do corpo em dias quentes, quando o gato transpira pela língua.