Quem convive com gatos sabe que esses animais são bastante higiênicos e costumam se lamber constantemente para manter a limpeza da pele e da pelagem. Por isso, muitos tutores se perguntam se é necessário dar banho em gatos. A resposta é: nem sempre.
Em geral, os gatos são capazes de manter sua higiene sem a necessidade de banhos frequentes, a menos que o animal esteja com algum problema de pele ou cheiro forte. No entanto, em algumas situações, como quando o gato se suja com algo difícil de ser removido, um banho pode ser necessário.
Caso você decida dar banho no seu gato, é importante tomar alguns cuidados para evitar que o animal se estresse ou se machuque. Primeiramente, certifique-se de usar um shampoo próprio para gatos, pois os produtos para humanos podem ser tóxicos para os felinos.
Também é importante não molhar a cabeça do gato, pois isso pode causar desconforto e até mesmo problemas respiratórios. Use água morna e um borrifador para umedecer a pelagem, e enxágue bem para retirar todo o shampoo. Seque o gato com uma toalha macia e evite usar secadores, que podem assustar o animal.
Além disso, é importante acostumar o gato com a ideia do banho desde filhote, fazendo com que a experiência seja agradável e positiva para o animal.