O ibuprofeno é um medicamento comummente utilizado para aliviar a dor e a inflamação em humanos, mas pode ser perigoso para os gatos. Embora seja seguro para uso humano em doses adequadas, o ibuprofeno pode causar sérios danos à saúde dos felinos.
Os gatos são mais sensíveis ao ibuprofeno do que os seres humanos, devido às diferenças em seu metabolismo. Quando ingerido, o ibuprofeno pode causar problemas no trato gastrointestinal, incluindo úlceras e sangramento. Além disso, pode causar insuficiência renal aguda e falência hepática.
Os sintomas de envenenamento por ibuprofeno em gatos incluem vômito, diarreia, falta de apetite, letargia, depressão, dor abdominal, aumento da sede e da micção, dificuldade em respirar e convulsões.
Se você suspeita que seu gato ingeriu ibuprofeno, é importante procurar atendimento veterinário imediatamente. O tratamento precoce pode salvar a vida do seu gato.
É importante lembrar que os medicamentos para uso humano não devem ser administrados aos gatos sem a orientação de um veterinário. Existem medicamentos específicos para os felinos que são mais seguros e eficazes.
Portanto, se seu gato precisar de medicação, sempre consulte um veterinário antes de dar qualquer tipo de medicamento. A saúde e a vida do seu felino dependem disso.