Assim como os seres humanos, os gatos também podem sofrer de uma condição conhecida como gravidez psicológica. Esse distúrbio hormonal é mais comum em gatas não castradas, e pode acontecer cerca de duas a três semanas após o término do cio.
Durante a gravidez psicológica, a gata apresenta sintomas semelhantes aos de uma gestação real, como aumento da barriga, inchaço das mamas, produção de leite, alterações de comportamento e até mesmo tentativas de construir um ninho.
É importante que os tutores de gatos estejam cientes dessa condição para evitar possíveis complicações. Nesse sentido, é possível tomar algumas medidas, como a realização da castração da gata, que além de evitar a gravidez psicológica, previne outras doenças, como tumores de mama e infecções uterinas.
Caso a gata já esteja apresentando sintomas de gravidez psicológica, é importante levar o animal ao veterinário para que ele possa realizar exames e indicar o melhor tratamento. Normalmente, o tratamento envolve o uso de medicamentos que ajudam a reduzir a produção de leite e estabilizar os níveis hormonais.